VICTOR BRECHERET

Victor Brecheret nasceu em 15 de dezembro de 1894, cidade de Farnese, província de Viterbo, Itália, e muito criança ficou órfão de pai e mãe, indo morar com os tios Augusto e Paulina Nanni.

Desde pequeno, adorava fazer bonecos de barro, que queimava no forno de sua casa. Num certo dia, enquanto caminhava pela rua, encontrou no chão uma revista com ilustrações fotográficas de obras de Auguste Rodin; a descoberta lhe deu inspiração para o que queria ser no futuro: seria escultor! Aos 18 anos, começou a frequentar o curso do Liceu de Artes e Ofícios, tendo aulas de desenho, modelagem, entalhe em madeira.

Durante o dia, trabalhava na fábrica de sapatos do tio, e à noite, ia ao curso. Após quase dois anos de estudos, um dos professores do Liceu chamou sua tia e lhe disse: “Senhora, nós não podemos mais ensinar nada para esse menino. E ele tem um talento fantástico. Se vocês pudessem levá-lo para Roma ou para Paris, lá ele poderia aprender o que quer. Ele tem muito talento, eu acho que valeria a pena”.

suas obras