A ARTE TÊXTIL BRASILEIRA INVADE MILÃO

Peças desenvolvidas pela by Kamy em parceria com grandes nomes do design nacional estão entre os destaques das exposições organizadas pelo Brazilian Furniture, projeto setorial promovido pela ABIMÓVEL e ApexBrasil, na Semana de Design de Milão 2024.

Os lançamentos se dividem entre os dois principais eventos do festival: o Salone del Mobile, entre 16 e 21 de abril, e o Fuorisalone, que como um todo ocorre entre 15 e 21 de abril, mas cuja exposição brasileira segue até 28 de abril.

Sobre a by Kamy

Cada peça da by Kamy traz em seu design a essência da brasilidade e a sua ímpar capacidade de miscigenar etnias, mas respeitando tradições, técnicas e matérias-primas típicas de cada cultura e regionalidade, tomando o mundo como fábrica.

Com 35 anos de mercado, a by Kamy possui duas fábricas próprias, sendo que uma delas está totalmente dedicada à ESG e upcycling de seus tapetes. O ecossistema de negócios da marca é formado por seis pontos de venda físicos, dois e-commerces, um setor de aluguel para eventos, um centro rugcare para cuidar e restaurar tapetes. Os produtos da by Kamy podem ser distribuídos para qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Salone del Mobile 2024

Design brasileiro integrado à indústria

O grande destaque do projeto Brazilian Furniture no iSalone é a exposição conceitual das peças criadas por meio do Design Brasil + Indústria, programa que conecta designers e fabricantes, mesclando a capacidade criativa desses profissionais à expertise da indústria de dar escala produtiva às criações.

O resultado são peças e coleções que combinam criatividade e tecnologia, industrial e feito à mão, levando a Milão o melhor do Brasil em termos de design, matéria-prima, técnicas, qualidade, tecnologia e sustentabilidade.

Nesta edição, a by Kamy está representada no programa D+I e nas exposições em Milão por meio das peças exclusivas assinadas pelos designers Sérgio J. Matos e André Marcolino.

Fuori Salone 2024

A by Kamy marca presença no Fuorisalone 2024 por meio do Brazilian Furniture, uma iniciativa promovida pela ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil.

Mais uma vez com a curadoria do arquiteto e designer Bruno Simões, o tema da mostra se desdobra a partir da Coccoloba gigantifolia, uma espécie de árvore recém-descoberta na região amazônica que, a partir das observações iniciais, já é considerada a árvore que possui as maiores folhas do mundo.

Isso nos levou a instigar dois designers do Studio by Kamy a desenhar uma série de tapeçarias que se inspirasse na jornada de descoberta da Coccoloba. André Marcolino e Ricardo Centurione abraçaram a missão com entusiasmo e o resultado é uma homenagem à biodiversidade e à beleza que reside em nossas terras.

Cada fragmento têxtil utilizado na criação das peças no ateliê da by Kamy Verde ajuda a contar a história de um Brasil que está sempre se revelando, um convite para explorar o desconhecido!

Além da coleção de tapeçarias inspirada na Coccoloba, a curadoria da mostra também selecionou uma tapeçaria que exalta a natureza brasileira, peça assinada pelo Studio by Kamy e tecida por um grupo de bordadeiras liderado pela artista visual Elisa Lobo.

by Kamy Arte

Preciosamente tecidos em materiais nobres para serem obras de arte exclusivas para paredes, os arazzos do rico acervo da by Kamy Arte ditam um ponto de partida criativo e visual – e não poderiam haver guias melhores do que obras de Tarsila do AmaralDi Cavalcanti Niobe Xandó, peças exclusivas que contam a história artística do Brasil, valorizando a tessitura milenar da técnica de Aubusson cada dia mais rara.

by Kamy Verde

Esse rebranding engloba uma série de ações estratégicas que visam reposicionar a by Kamy Verde no mercado e revigorar a percepção dos clientes e parceiros dessa unidade criativa sustentável.

O caminho até aqui não foi fácil. Ao longo dos anos, foi preciso vencer uma quantidade enorme de preconceitos por não haver uma definição específica do que se tratava e de como funcionava.

“Quantas vezes não ouvimos colocações como ‘por que comprar um produto reciclável ao invés de simplesmente comprar um novo pelo mesmo preço?’ ou ‘por que nem sempre eu encontro exatamente o material ou a textura que eu espero?’”, relembra Giovanna Abrarpour, diretora da by Kamy Verde.

“Felizmente, o mercado hoje está valorizando cada vez mais um ciclo produtivo sustentável, desde a seleção das matérias-primas até o reaproveitamento dos materiais”, celebra a executiva.

Inovando na parte de criatividade na produção de peças, aprimorando as técnicas e reformulando a alma do negócio da by Kamy Verde, a equipe conseguiu atingir um ponto que jamais se avistou antes.

“Hoje, é com grande entusiasmo que oficializamos a reabertura de nosso galpão verde, que se tornou o nosso grande centro de pesquisas, desenvolvimentos e criações”, comemora Giovanna.

“Não dependemos mais da rotina de criação de protótipos, pois agora unimos a sustentabilidade ao retorno de capital por meio reaproveitamento de sobras de outros setores produtivos”, completa.

Para além da by Kamy Verde, boas práticas e o modo de pensar ESG também se conecta à cultura e aos valores da empresa. No dia a dia, a empresa investe em iniciativas e ações como o uso de lâmpadas econômicas; aproveitamento da iluminação natural para diminuir o consumo de energia elétrica; separação do lixo para reciclagem; reuso de água; controle de torneiras; incentivo ao uso de bicicletas; aplicação, em todas as áreas do galpão e dos showrooms, de um piso especial para melhor drenagem da água, além da instalação de placas de geração de energia solar nas lojas da Gabriel.

by Kamy Studio

Desenhos instigantes, cores vivas, formas fluídas e orgânicas se encontram nos tapetes do Studio by Kamy, exemplos que reforçam a capacidade da marca de tirar boas ideias do papel e da tela do computador em composições naturais e sintéticas. O design autoral é um dos grandes trunfos desta vertente que, em Milão, vai contar com trabalhos assinados tanto pelos brasileiros Francesca Alzati, Ricardo Centurione, Thiago Santa Cruz quanto pelo italiano Fabio Fanfani e a chinesa Yu Li Min.

Tapetes mais convencionais também se destacam no Studio by Kamy. Os moodboards trazem diferentes exemplos de tapetes para o dia a dia, como algumas das mais recentes criações em Kilim, Zili e Dhurie, de modo a reforçar a capacidade da by Kamy em inovar e se diferenciar em formatos, cores e desenhos, mesmo nos modelos mais conhecidos, fruto da parceria com as mais tradicionais e antigas tecelagens do mundo.